quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Sol cruza o equador celeste e começa a primavera no hemisfério sul

Carta celeste mostra a posição do Sol em 23 de setembro de 2010 às 00h09, exatamente no momento que o astro cruza a linha imaginária do equador celeste. A linha vermelha é a eclíptica, o caminho do aparente deslocamento do Sol sobre o firmamento.

(Apolo11) Exatamente às 00h09 da quinta-feira (23), um interessante evento astronômico voltou a ocorrer pela segunda vez no ano. Trata-se do equinócio de setembro, um dos dois momentos anuais em que o Sol cruza o plano do equador celeste, a linha imaginária do equador projetada na abóbada do céu. O momento tem significado especial, pois também marca o início da primavera no hemisfério sul e início do outono no hemisfério norte.

Equinócio é uma palavra que tem origem no Latim e significa "noite igual", já que nos dias em que ocorrem as noites e os dias têm a mesma duração. Além de setembro, o equinócio acontece também em 20 de março, quando inicia o outono no hemisfério Sul e a primavera no hemisfério Norte.

Estações
Durante sua translação ao redor do Sol a Terra passa por quatro momentos bem definidos e que marcam o início das estações do ano. Os solstícios marcam o início do verão e do inverno enquanto os equinócios marcam a primavera e o outono.
Gráfico exemplifica a posição da Terra durante as estações do ano. Repare a inclinação do eixo terrestre, responsável pelas estações do ano. Crédito: Apolo11.
A Terra não gira sobre seu eixo no mesmo plano da translação e sim com uma inclinação acentuada de 23.5 graus. Essa inclinação é diretamente responsável pelas diferentes estações do ano, pois faz com que os raios de Sol atinjam o planeta de forma diferente em cada uma das estações, alterando significativamente o clima.

Cruzamento Equatorial
Visto da Terra, o Sol aparenta se deslocar do leste para o oeste, sobre uma linha imaginária denominada eclíptica, vista no gráfico do topo da página como uma linha vermelha.

Se imaginarmos a linha do equador da Terra (linha azul) projetada na abóbada celeste, veremos que durante o solstício de inverno o Sol se posiciona exatamente 23.5 graus ao Sul dessa linha, enquanto no solstício de verão o astro aparentaria estar 23.5 graus ao Norte. Nos equinócios, entretanto, o Sol é visto exatamente sobre ela, como mostra a figura.

A linha amarela mostra a posição do Sol alguns meses antes e depois de setembro. Observe que antes do equinócio de setembro o Sol não ultrapassa a linha do equador celeste (linha azul). Esse cruzamento só ocorre durante os equinócios de março e setembro.

A partir do equinócio de setembro, à medida que os meses passam o Sol se põe mais tarde. Enquanto às 18h00 de julho o Sol já está quase se pondo, neste mesmo horário, em novembro, o astro-rei ainda brilha bem acima do horizonte. Esse é o principal motivo para a adoção do Horário de Verão, que este ano terá início em 17 de outubro.
----
E mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário